terça-feira, 28 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
GALOPEIO DE CAVALO DE PAU
Com o intuito de instigar as nossas crianças a desenvolver uma atividade lúdica, saudável e representativa das nossas tradições, o secretário de esporte do município de Nossa Sra. das Dores Ari Pereira desenvolveu o "Galopeio de Cavalo de Pau" envolvendo crianças de cinco comunidades, a saber, Bairro Cruzeiro das Moças, Povoado Gado Bravo Sul, Bairro Matadouro Novo, Bairro Gentio, e alunos da Escola Municipal Arnaldo Rolembergue Garcez, centro.
As atividades aconteceram no período de 21 de maio a 17 de junho de 2011 e foram divididas em cinco etapas. O "Galopeio de Cavalo de Pau" coordenado Por Ari Pereira também interagiu com o “Dia da Cultura na Comunidade” realizado pelo Projeto Memórias no Povoado Gado Bravo Sul (segunda etapa), e contou com o apoio das secretarias de Defesa Social, Educação e Saúde.
Apoio cultural do Bazar da Arte e Projeto Memórias |
segunda-feira, 20 de junho de 2011
ASSISTA AO VÍDEO: Flauta doce com Vitor Manoel Santos Moura
Acione o link:
www.youtube.com/watch?v=dk6TNeca3-4
CENAS GRAVADAS NO DIA 12 CONTINUAM AQUECENDO “O FOGO DO CAJUEIRO”
No dia 12 de junho de 2011, a equipe do Projeto Memórias e os câmeras da Mandacaru Filmes (Igor e Edson Santana), se deslocaram até o povoado Cachoeirinha que fica na zona sul do município de Nossa Senhora das Dores para mais um dia de gravação de cenas que comporá o “filme O Fogo do Cajueiro”. Os trabalhos tiveram início às oito e meia da manhã e se estenderam até as onze horas com o apoio e a participação de pessoas da referida comunidade.
A senhora Maria Francisca de Santana e Edilvania dos Santos Silva, ambas moradoras do povoado Cachoeirinha participaram como atrizes em uma cena em que o enredo remete a um elemento de grande expressividade na história da economia dorense, a cultura do algodão, elemento que durante muito tempo disputou espaço com a pecuária, aspecto também trabalhado nas cenas dos vaqueiros gravadas no dia 04 de junho na fazenda São Paulo, adjacências do Povoado Junco.
Para articular as cenas em questão, os coordenadores do Projeto Memórias Manoel Messias Moura e João Paulo Araujo de Carvalho contaram com a ajuda de Valtênio Santos Santana que durante a semana, fez a “limpeza” da locação, preparou as atrizes e reuniu objetos de época para serem usados nas cenas tornando praticas as ações planejadas. Outro sim, depois de assistirem o material gravado, a produção do filme deu como positivo os trabalhos realizados naquele dia.
Por Manoel Messias Moura, historiador.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Orion e Memórias promovendo cultura na noite dorense
Essa matéria foi retirada do http://informativopensadoresblog.blogspot.com/
DOMINGO, 12 DE JUNHO DE 2011
Cultura em alta na noite deste sábado 11/06, na Câmara Municipal de Vereadores de Nossa Senhora das Dores. União de ideologias entre o Projeto Memórias e o Clube de Astronomia Dorense – ORION. Foram comemorados os 152 anos de Emancipação Política do Município.
O evento foi iniciado com a apresentação do grupo musical Ediberto Andrade e, logo após, aconteceu o lançamento do cordel Fogo do Cajueiro, do Artista Plástico e Escritor / Poeta Manoel Moura.
O ORION realizou uma explanação sobre o eclipse lunar que ocorrerá na próxima quarta-feira dia 15/06 ao entardecer. Explicou também a diferença entre o eclipse lunar e o solar.
A comemoração não acabou por aí, houve a exibição do filme Nordeste Sangrento, do diretor Wilson Silva. Esse filme foi gravado na cidade de Maruim e no povoado Cajueiro (povoado do município de N. Sra. das Dores) no ano de 1963. E, para finalizar, o Projeto Memórias e a Mandacaru Filmes mostram sua produção em parceria: exibiram o trailer do filme O FOGO DO CAJUEIRO (mesmo nome do cordel). Esse filme estreará em 2012 e promete revelar muitos talentos.
Você contra mais informações sobre o Projeto Memórias e o Club Orion nos respectivos blogs:
Fotos: João Paulo
sexta-feira, 10 de junho de 2011
segunda-feira, 6 de junho de 2011
CINE MEMÓRIA NA CÂMARA MUNICIPAL DE VERIADORES
O Projeto Memórias convida todos para a 2ª edição do Cine Memória, com exibição do filme "Nordeste Sangrento" (1962) e do trailler de "O Fogo do Cajueiro", ambos gravados em N. Sra. das Dores.
Será no próximo dia 11 de junho de 2011, aniversário de 152 anos da emancipação política do município, a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores.
Acesse nosso blog e veja os destaques:
CINE MEMÓRIA NOS 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE N. SRA. DAS DORES
http://blogdoprojetomemorias.blogspot.com/2011/06/cine-memoria-nos-152-anos-de.html
GRAVAÇÕES AQUECEM "O FOGO DO CAJUEIRO"
http://blogdoprojetomemorias.blogspot.com/2011/06/gravacoes-aquecem-o-fogo-do-cajueiro.html
Será no próximo dia 11 de junho de 2011, aniversário de 152 anos da emancipação política do município, a partir das 19 horas na Câmara de Vereadores.
Acesse nosso blog e veja os destaques:
CINE MEMÓRIA NOS 152 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE N. SRA. DAS DORES
http://blogdoprojetomemorias.blogspot.com/2011/06/cine-memoria-nos-152-anos-de.html
GRAVAÇÕES AQUECEM "O FOGO DO CAJUEIRO"
http://blogdoprojetomemorias.blogspot.com/2011/06/gravacoes-aquecem-o-fogo-do-cajueiro.html
domingo, 5 de junho de 2011
GRAVAÇÕES AQUECEM “O FOGO DO CAJUEIRO”
Neste sábado, dia 04 de junho, aconteceram as gravações das cenas dos vaqueiros na fazenda São Paulo, adjacências do Povoado Junco no município de Nossa Senhora das Dores. A referida propriedade pertence ao senhor Gilberto Pereira dos Santos, mais conhecido como “Beto de Nita” e que também atuou fazendo o papel de um dos vaqueiros do coronel Figueiredo Porto, um dos personagens centrais do filme “O Fogo do Cajueiro”. Os trabalhos começaram às 2 horas da tarde e se estenderam até as 8 da noite sob o comando dos coordenadores do Projeto Memórias, João Paulo Araújo de Carvalho, Manoel Messias Moura e Luis Carlos de Jesus, e da Mandacaru Filmes, Igor e Edson Santana (Guigui).
A equipe foi composta por doze pessoas, incluindo atores do Povoado Sucupira, o vaqueiro e organizador de “casamentos do matuto” há três décadas Jaime das Meninas (do Povoado Volta) atuando como um dos vaqueiros do coronel Figueiredo e os cinegrafistas da Mandacaru Filmes. Vale dizer que a escolha da locação se deu após profunda análise, tendo como base os levantamentos históricos feitos pelos pesquisadores do Projeto Memórias, além de várias visitas ao local com os operadores de câmeras que perceberam ali uma gama de elementos de cenas que se ajustavam à proposta.
Por Manoel Messias Moura, historiador.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)